Contrato Manutênção

 

Porquê?  

 

A manutenção preventiva de instalações é, entre outros aspectos, uma das ferramenta essenciais na redução desta factura energética, quer através de uma maior eficiência do seu funcionamento, em especial das mais dependentes de energia como as de condicionamento ambiental e iluminação, quer na redução do dispêndio de outro tipo de recursos, a que a falha das instalações tratadas nesta dissertação obriga e que forçosamente estará também relacionado com um maior gasto de energia nas suas várias formas e com o desempenho global do edifício como um recurso, conforto e segurança dos utentes.

A questão que se coloca relaciona-se com a metodologia a aplicar para esse efeito. De que forma podem ou devem os planos de manutenção ser elaborados, qual a periodicidade de base a considerar? Poderemos efectuar uma transposição da metodologia utilizada na indústria para esse efeito?

Com base na legislação comunitária e nacional existente e em vários documentos emitidos por diversas organizações, expressando nomeadamente toda esta preocupação relacionada com poupança de energia e protecção dos utentes e ambiental, foi neste trabalho realizada uma pequena resenha, introdutória, regulamentar e muitas vezes justificativa, das opções tomadas para a definição dos plano de manutenção de cada uma das instalações nele consideradas. Pretendeu-se que as acções de manutenção neles incluídas fossem até ao nível 4 da NF X 60- 010, ou seja englobando todos os trabalhos importantes de manutenção correctiva ou preventiva, com excepção de renovação e reconstrução, abrangendo também as regulações dos aparelhos de medida utilizados para manutenção e eventualmente a verificação, em várias fases do trabalho, realizada por organismos credenciados ou reconhecidos para o efeito.

Os planos de manutenção apresentados no final do trabalho, pretendem servir de ponto de partida para a elaboração de planos de manutenção específicos, para cada uma das instalações concretas existentes em determinado edifício e estabelecimento de programas de manutenção preventiva para as mesmas.

 

Este trabalho sugere que poderá ser adoptada para a manutenção preventiva , uma metodologia similar à adoptada na indústria com vantagens para a durabilidade e desempenho das mesmas.